Autoestima é a forma como cada indivíduo se percebe e se aceita, reconhecendo e assumindo suas potencialidades e limitações. Então, como está a sua autoestima?
A nossa autoestima pode ser medida diretamente através do nosso comportamento dia a dia. Por exemplo, quando estamos com nossa autoestima positiva favorecemos até mesmo nossas relações interpessoais, pois nos conhecemos melhor, gostamos mais de nós mesmos, assim conseguimos entender e gostar dos outros, respeitando suas individualidades e diferenças.
Quando a nossa autoestima está em desequilíbrio nos sentimos deslocados em si mesmo ou no meio em que estamos, não conseguimos nos olhar no espelho, evitamos estar em público, não temos confiança própria, nosso rendimento funcional está baixo. Inúmeras podem ser as situações que nos apresentam baixa autoestima.
E o que fazer quando identificar quaisquer dessas ocorrências de baixa autoestima? A procura por um especialista é fundamental, assim como procuramos um cardiologista quando nosso coração está acelerado ou procuramos um nutricionista quando nossa alimentação está desregrada, devemos procurar um psicólogo quando nossa autoestima está desequilibrada. O psicólogo potencializará a autonomia do seu paciente a identificar e solucionar ativamente mudanças internas e externas, visando a manutenção da vida, saúde e bem-estar.
Daiane Wames
CRP 07/26651
Psicóloga do CMO



Comentários