Quiropraxia no tratamento da dor de cabeça
A dor de cabeça, conhecida também como cefaléia ou enxaqueca é uma queixa muito frequente nos consultórios, às vezes de difícil diagnóstico por tamanha variedade de fatores desencadeantes desta dor.
As enxaquecas são idiopáticas, ou seja, sua causa ainda é desconhecida, acredita-se que seja causada por um desequilíbrio químico no cérebro e as crises podem durar horas ou dia, alguns dos sintomas envolvidos são: enjôo; vômito; sensibilidade à luz, barulho e cheiros; turvação da visão ou visão embaçada; visão de pontos luminosos, cegueira parcial entre outros.
Dentre os tipos de dor de cabeça, a cefaléia tensional é um dos tipos mais simples de ser solucionada com o tratamento quiroprático, pois está associada à: má postura no trabalho no dia-a-dia, ou até mesmo durante o sono; desalinhamentos na coluna cervical; contraturas na altura do pescoço e ombros; fatores emocionais como estresse e ansiedade. Seus sintomas são peso ou pressão na cabeça geralmente na parte frontal e/ou nuca e/ou topo da cabeça, têm sintomas mais brandos aos da enxaqueca, podendo vir também acompanhada de náuseas.
As articulações entre os ossos da coluna e ombro perdem seu movimento normal, aumentam a tensão muscular com o estresse, ansiedade, má postura citados a cima, provocando então estes quadros dolorosos e gerando disfunções mecânicas da coluna que podem ser tratada com a quiropraxia. O quiropraxista detectará estas disfunções articulares e musculares que desencadeiam a dor para assim corrigi-las com técnicas específicas. Estas devolverão o funcionamento normal das estruturas envolvidas com segurança, gerando alívio dos sintomas e/ou espaçamento das crises dolorosas e com menores efeitos colaterais possíveis quando comparados com analgésicos.
Gisele Melina de Azeredo
Quiropraxista do CMO
Graduada pela Universidade Feevale 2012/01



Comentários