Como está seu humor?
A depressão é uma doença que afeta o humor da pessoa. E estar deprimido é diferente de estar triste.
O sentimento de tristeza aparece desde muito cedo na vida, se manifestando no seguimento desta em qualquer fase do desenvolvimento. É esperado que qualquer sujeito se sinta triste ao vivenciar perdas, como numa separação conjugal, numa demissão, no falecimento de uma pessoa querida… Vê-se que a tristeza fará parte dos processos de transformação da vida.
Entretanto, se o sentimento de tristeza parece querer residir no interior da pessoa, como se ali fosse sua casa, isso pode ser um indicativo de depressão.
Está doença se evidenciará através de sintomas que afetam a qualidade das relações com as pessoas, do desempenho no trabalho e etc. O sujeito sentirá prejuízo no desenvolvimento de atividades cotidianas. São indícios de depressão: sentimento de desesperança e culpa, irritabilidade, perda de interesse pela vida, dificuldade de concentração, prejuízo na memória, dificuldade em tomar decisões, alterações no sono e apetite, perda de interesse sexual, dores no corpo, isolamento, pensamentos de morte ou suicida, entre outros.
Contudo, ela pode ser tratada. Se a pessoa pensa que pode estar com depressão, um psicólogo e um psiquiatra podem auxiliá-la no diagnóstico. E a combinação do trabalho de ambos no tratamento.
Enfim, depressão não é “bobagem”, mas uma doença que pode causar intenso sofrimento, exigindo cuidado e ajuda profissional do psicólogo e do psiquiatra.
Keila Jerusa da Silva
Psicóloga
CRP 07/19363



Comentários