Vinho Tinto e o Resveratrol: Benefício ao Coração?

Vinho Tinto e o Resveratrol: Benefício ao Coração?

Segundo artigo publicado pela Clinica Mayo em Novembro de 2016, o vinho tinto possui uma substância chamado resveratrol que parece ser a responsável por auxiliar na prevenção de doenças cardíacas.

Tomar vinho tinto com moderação tem sido considerado saudável devido à ação de substâncias anti-oxidantes existentes na casca da uva e como esta está mais tempo presente no processo de  fabricação do vinho tinto este é mais rico nestas substâncias.

A relação entre a ingesta de vinho e a redução das doenças cardiovasculares ainda não está completamente definida, o que parece ocorrer é um aumento do colesterol bom (HDL) o qual atua prevenindo o depósito de gorduras nas artérias.

Sabe-se que o consumo da uva ou do suco assim como o amendoim e o mirtilo, possuem resveratrol.

Não se encoraja o consumo de bebidas alcoólicas com a finalidade de ingerir estesanti-oxidantes, principalmente aos que possuem história familiar de abuso de álcool, pois esta pode causar dependências, danos hepáticos, pancreáticos, hipertensão, ganho de peso, insuficiência cardíaca entre outros.

Caso já seja um apreciador de vinho deve-se consumi-lo com moderação.

A prevenção das doenças cardiovasculares com o consumo de vinho em detrimento de outras bebidas alcoólicas ainda carece de mais estudos mas parece levar um vantagem devidos as propriedades benéficas ao revestimento dos vasos sanguíneos.

 

Dr. Ricardo José Weschenfelder

CRM 26.816

Cardiologista do CMO

2018-06-22T22:02:37+00:00