Erva-mate – Os benefícios da nossa tradição

Erva-mate – Os benefícios da nossa tradição

Ela é bastante utilizada no Sul do Brasil, onde costuma ser parte integrante da cultura local, em forma do bom e velho chimarrão. Ou no Centro-Oeste, onde é macerada e consumida em água fria ou gelada, no chamado tererê. Mas também é muito apreciada pelo Brasil afora, em forma de chás e bebidas refrescantes. Estamos falando da erva-mate, uma poderosa fonte de propriedades nutritivas e benéficas para a saúde, que ajuda até mesmo a limpar o organismo, combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento do corpo.

Benefícios
Além de saborosa, a erva-mate é repleta de características nutricionais. Tem vitaminas e minerais, é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos – que são um composto químico que aparece naturalmente em alimentos de origem vegetal e responsáveis pelo sabor amargo e adstringente – e ainda são capazes de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo. Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

Outra característica da erva é seu potencial estimulante. Ela elimina estados depressivos, deixa o cérebro em alerta e ajuda a espantar a fadiga. É perfeita para aqueles momentos de cansaço e desânimo, pois contém cafeína. Claro que, assim como outros alimentos que têm esse componente, como café, chocolate e refrigerantes do tipo cola. O mate também não pode ser ingerido em excesso, principalmente por quem tem doenças cardíacas graves, porque pode causar arritmia. Se consumida moderadamente, entretanto, a bebida costuma provocar uma agradável sensação de bem-estar.

Assim como todos os alimentos saudáveis, a erva-mate não faz milagre sozinha. Um padrão alimentar habitual pobre em gordura saturada, colesterol e sódio, associado ao consumo de erva-mate, pode reduzir o risco de doenças. Os benefícios vêm se for adotada essa combinação.

Fonte: Escola do Chimarrão

CMO – Centro Médico e Odontológico

2018-09-20T14:22:42+00:00