Ar condicionado: cuidados para não prejudicar a saúde

Ar condicionado: cuidados para não prejudicar a saúde

Com o tempo quente da estação de verão, muitas pessoas passam a maior parte do dia em ambientes com ar condicionado. Porém o que a maioria desconsidera é que a sensação de alívio que ele proporciona pode ser acompanhada de conseqüências à saúde.
E para que a sensação de conforto nos dias quentes seja mantida é preciso ter alguns cuidados em relação ao seu uso:
– O ideal para evitar choque térmico é que a diferença da temperatura externa para interna (local onde esteja ligado o ar condicionado) seja de 8°C. No entanto, temperaturas acima de 35°C dificilmente as pessoas conseguirão manter o equipamento ligado em 27°C. Nesse caso a alternativa é manter o ar condicionado ligado a uma temperatura menor e não ficar em frente à saída de ar, pois o ar frio paralisa os mecanismos de defesa do nariz, podendo gerar dilatação e congestão nasal, resultando em predisposição a inflamações, infecções e crises de rinite e rinossinusite.

– A manutenção e limpezas do filtro de ar do aparelho também devem ser feitas regularmente, afastando assim os microorganismos que ficam circulando no ar e aumentam a ocorrência de doenças respiratórias.

– Para pessoas que ficam muito tempo no ar do automóvel devido ao trânsito, maior será o nível de saturação da qualidade do ar interno, então abrir as janelas por alguns momentos alterna a ventilação melhorando a respiração.
– O uso constante do ar condicionado causa ressecamento do ambiente e por esse motivo beba bastante água, para que a hidratação mantenha o corpo e as vias respiratórias umidificadas.

Ao manter esses cuidados seu conforto é mantido e a sua saúde também!

Fonte: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

2019-01-31T19:29:07+00:00