Pipoca: o petisco que pode ser bem saudável
Quem não curte comer uma pipoca no domingo à tarde olhando aquele filme? Pois saiba que esse petisco é uma ótima escolha. Primeiramente porque o milho concentra antioxidantes, substâncias que combatem moléculas perigosas chamadas radicais livres – elas ameaçam nossas células, levando ao envelhecimento precoce e a outras complicações. Também tem a alta concentração de fibras, que favorecem o funcionamento intestinal e dão saciedade, o que poderia contribuir para a perda de peso.
Mas não vale investir na pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas, cheias de gorduras, não nos ajudam a angariar benefícios e ainda trazem malefícios. Para isso, a recomendação é fazer uma receitinha que nem precisa de óleo e ainda assim mantém a pipoca crocante e saborosa. Com isso, as calorias já caem pela metade o petisco fica com zero gordura.
Se der para evitar o sal, melhor ainda. Caso contrário, pegue leve. Outra boa pedida é incrementar o preparo, incluindo pimenta e cúrcuma para um gostinho diferente.
A versão saudável da pipoca:
Pipoca
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de água
1 colher de chá de sal (sal rosa ou marinho)
1/2 xícara (chá) de milho para pipoca
Plástico filme
Modo de preparo
Coloque a água, o sal e o milho de pipoca em uma vasilha de vidro grande. Cubra com plástico filme e faça alguns furinhos nele com a faca. Leve ao micro-ondas até estourar todo o milho. Demora em torno de 6 minutos (monitore os estouros dos grãos, pois vai depender da potência do seu micro-ondas).
OBS: Retire a vasilha do micro-ondas com luvas de proteção térmica e se cuide com o vapor ao remover o plástico filme.
Fonte: Revista saúde e CMO.



Comentários