ATIVIDADES FÍSICAS NO VERÃO

Atividades físicas no verão: como evitar riscos ao coração

O verão chegou com tudo. Com a combinação de férias e calor, muitas pessoas trocam o escritório pela liberdade de correr e jogar bola na praia, fazer caminhadas ou se exercitar em parques. Mas praticar atividades físicas no verão sem preparo ou conhecimento sobre a saúde do coração pode trazer riscos à saúde.

Antes de tudo, para começar ou recomeçar uma atividade física é recomendável procurar um médico e fazer uma avaliação, especialmente se o exercício for de alto impacto.

Como praticar atividades físicas no verão sem correr riscos?

De acordo com os especialistas, é preciso se hidratar e repor os sais durante o treino, especialmente ao praticar atividades físicas no verão sob temperaturas quentes. Se o exercício físico durar até uma hora, com pequena e média intensidade, basta beber água. Caso seja longa e intensa, é recomendável acrescentar isotônico ou água de coco.

Ao final, é preciso repor energia e a proteína. A quantidade depende da intensidade, tempo de treino, índice de gordura e massa muscular. Por isso, é recomendável consultar um nutricionista para montar o cardápio ideal para as suas necessidades.

O ideal é começar com caminhadas leves três vezes na semana, aumentando progressivamente tempo e intensidade. Por outro lado, se a opção for pela musculação, é recomendado treinar em dias alternados, com cargas leves e exercícios de adaptação muscular e cardíaca.

Cuidados ao praticar atividades físicas:
Visto que conhecimento e preparo são fundamentais para começar a praticar atividades físicas no verão — e em qualquer época do ano.

Antes de começar
– Realize um check-up cardiológico antes de iniciar o treinamento para a prática esportiva;
– Busque orientação com educador físico ou personal trainer;
– Nunca faça exercício em jejum;
– Tenha uma alimentação saudável, consulte um nutricionista para equilibrar suas necessidades.
– Redobre os cuidados se você tiver mais de 35 anos e histórico de doença cardíaca na família.
Fonte: Revista Seleções

2020-01-10T10:19:34+00:00