GRIPE NO VERÃO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as gripes não são exclusivas das estações frias e são também bastante comuns no verão.
Alguns fatores marcantes deste período diminuem as defesas do corpo e favorecem o aparecimento de infecções provocadas por vírus. A exposição solar, que provoca desidratação corporal e deixa as pessoas mais vulneráveis, é um deles.
O choque térmico provocado pela temperatura do ambiente em contraste com a do ar-condicionado é outra das ameaças. A utilização excessiva deste equipamento seca a mucosa protetora do nariz, deixando-a mais suscetível à infecção.
Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. No entanto, há alguns conselhos de prevenção que deve seguir:
- Ter uma alimentação rica em vitaminas e que seja especialmente abundante em vitamina C e zinco para fortalecer o sistema imunológico;
- Beber muita água. Um corpo desidratado está mais propenso a bactérias e vírus;
- Lavar as mãos, várias vezes ao dia, com água e sabão;
- Limpar frequentemente as superfícies com as quais está em contato permanente, porque costumam estar contaminadas com vírus, especialmente celulares, maçanetas das portas, corrimãos de escadas, teclados, entre outros;
Naturalmente que ninguém está completamente livre deste vírus, no entanto, ao tomar algumas precauções a probabilidade de contrair o vírus é menor.
Previna-se e aproveite o seu verão da melhor forma!
Fonte: Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca EPE – Adaptado



Comentários