EXAMES OCUPACIONAIS – POR QUE SÃO SOLICITADOS?

EXAMES OCUPACIONAIS – POR QUE SÃO SOLICITADOS?

Os exames ocupacionais são de suma importância tanto para o colaborador quanto para a empresa, sendo eles: exame admissional, retorno ao trabalho, mudança de função, periódico e demissional.

Todos os cinco exames são fundamentais, pois através deles serão emitidos os ASO’s (Atestado de Saúde Ocupacional), o que comprova que o colaborador esta APTO para realizar determinada atividade.

Vamos falar um pouquinho sobre o mais importante:

O EXAME ADMISSIONAL

Este é o primeiro contato entre o médico da empresa e o colaborador, onde é realizada a anamnese, esta sendo uma avaliação da história clínica do trabalhador e análise da saúde atual; se necessário, ele realiza os exames complementares, como por exemplo: Audiometria, Eletrocardiograma, Espirometria; os quais serão solicitados caso constem no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da empresa.

A empresa que mantém em dia estes exames, garante ao seu colaborador maior qualidade de vida, redução de acidentes, maior produtividade e redução do absenteísmo, evitando também implicações legais provenientes do não cumprimento da lei, o que nos leva a concluir que esta coordenação deve ser bem executada, por profissionais capacitados a atender as necessidades da empresa e de seus funcionários.

 

Vanessa Kraemer

Técnica em Segurança do Trabalho do CMO – Centro Médico e Odontológico

2020-03-13T09:20:52+00:00