Hoje vamos falar sobre um assunto que já foi bastante explorado, mas no dia-dia da clínica percebo que os pacientes têm muitas dúvidas e dificuldades sobre esse tema.
Gengivite: Considerações e Tratamento
Dicas Essenciais de Higiene Bucal
A gengivite é uma inflamação da gengiva. Sua causa direta é a placa bacteriana que se forma entre os dentes e a gengiva.
As três principais características de uma gengiva que não está saudável são: sangramento, edema (inchaço), a coloração mais avermelhada, além de sintomas como “bolsas” entre os dentes e gengiva, onde se acumulam placa e restos de comida. É frequente os pacientes terem máu hálito, mesmo a doença não estando em um estágio avançado.
Muitos pacientes não dão muita importância aos cuidados da gengiva, porém se a Gengivite não for tratada ela pode evoluir para uma Periodontite que acaba causando destruição dos tecidos de suporte dos nossos dentes, ocasionando mobilidade nos mesmos e possível perda deles.
Primeiramente, deve-se visitar o seu dentista regularmente para fazer revisões e limpeza (raspagem) na gengiva. Essa limpeza é somente feita pelo dentista e irá remover tártaro, placa e resíduos que NÃO são removidos somente com escovação e fio dental. A limpeza é recomendada a cada 06 meses em pacientes que estão com a gengiva saudável e controlada. Alguns pacientes têm diferentes necessidades, podendo esse período ser menor.
Após para manter seus dentes limpos é de extrema importância uma boa escovação, removendo toda a placa bacteriana e posteriormente o uso do fio dental para remover placa e resíduos de alimentos que se instalam entre os nossos dentes (lugar onde a escova não alcança). Uma boa dica é fazer a escovação com movimentos circulares bem no limite da gengiva e dos dentes, esse local, que se chama colar gengival, acaba acumulando muita placa. Também é importante ter uma alimentação saudável, não consumindo muito açúcar. Uma dieta rica em açúcar acaba ajudando na formação de uma placa bacteriana mais pegajosa ficando mais difícil de ser removida e com maior potencial de gerar uma cárie para o paciente.
Portanto, além dos cuidados essenciais com a sua gengiva que são uma boa escovação com escova MACIA e com um dentifrício (pasta de dentes) com 1.100 p.p.m de flúor, NÃO se esqueça de visitar seu dentista regularmente para fazer sua revisão, limpeza e tirar todas as suas dúvidas.
Drª Ana Clarissa Gomes
Cirurgiã-dentista
CRO|RS 20909



Comentários