Hoje o dia é de conscientização, pois o HIV só em 2016 teve mais de 1,8 milhões de novas infecções. Mas afinal o que é HIV? O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+ e falta desses linfócitos (tipo de célula de defesa do organismo e mais conhecidos como glóbulos brancos) diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças, causadas por microorganismos que normalmente não desencadeiam males em pessoas com sistema imunológico normal.
Atualmente 30% da população portadora do HIV não sabe que tem a doença devido a não apresentar os sintomas da AIDS (principais sintomas parecidos com os da gripe: dor na garganta ao engolir, tosse seca, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, suores e outros diagnosticáveis por um médico) e por isso a importância de se prevenir sempre.
Os métodos de prevenção são simples e salvam milhares de vidas dessa triste estatística. São esses:
- Usar camisinha em todas as relações sexuais;
- Exigir material esterilizado ou descartável em hospitais e consultórios, salões de beleza, locais de realização de tatuagens e quaisquer locais que façam uso de materiais cortantes/perfurantes;
- Usar luvas para manipular feridas e fluídos corporais;
- Não amamentar o bebê sem ter feito o teste/exame de HIV e não compartilhar a amamentação com outros bebês;
- Buscar atendimento médico se apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença ou em caso de exposição a alguma situação de possível transmissão.
Cuide-se, ame-se e previna-se!
Então consulte com um médico e faça seus exames periodicamente.
O CMO – Centro Médico e Odontológico apóia com todas as suas forças esta luta!



Comentários