Dor Ciática ou Ciatalgia
O nervo ciático tem origem na coluna lombar e vai até o dedão do pé, formado pelas cinco últimas raízes nervosas da coluna lombosacra é considerado o mais longo do corpo. Sua dor é o resultado da compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e formam este nervo. Esta dor irradia para os glúteos, quadril, parte posterior da perna e pode chegar aos pés.
Acomete tanto homens quanto mulheres e sua frequência aumenta com o envelhecimento, visto que com o passar dos anos as estruturas da coluna vertebral acabam sofrendo um desgaste que pode comprometer tanto a medula espinhal, quanto as raízes que dão origem aos nervos.
A causa mais comum de dor ciática é a lesão da raíz causada por uma hérnia de disco mas existem diversas outras causas como traumas, estenose da coluna lombar, espondilolistese, tumores, infecção e outra tão frequente nos consultórios que é a Síndrome do Piriforme: compressão do nervo ciático por espasmos do músculo piriforme responsável pela rotação da coxa. Produz dor pontual no glúteo como “fincadas” e fraqueza para movimentar o quadril.
Existem sintomas que não necessariamente ocorrem ao mesmo tempo como: dor que irradia da coluna lombar para a parte posterior da coxa e da perna; diminuição da força muscular; perda ou diminuição da sensibilidade na região afetada; dor ao esticar e elevar a perna, sensação de queimação.
O tratamento de quiropraxia para a dor no ciático consiste em diagnosticar e corrigir as causas responsáveis pela compressão deste nervo e também ajudar o paciente a desenvolver uma reeducação postural adequada para que não ocorra pinçamento dos nervos novamente, reduzir a compressão muscular caso estiver associada a dor, encaminhar o paciente para a prática de exercícios físicos que ajudem a fortalecer a musculatura evitando dores futuras.
Dra. Gisele Melina de Azeredo
Quiropraxista do CMO – Centro Médico e Odontológico



Comentários