SINUSITE
A sinusite é a inflamação das cavidades existentes nos seios da face, chamados de seios paranasais, que são: seio frontal (testa), seio esfenoidal e etmoidal (canto interno dos olhos) e seio maxilar (maçãs do rosto). Esses seios paranasais tem função de dar repercussão do som da voz, aquecer o ar inspirado e auxiliam na sustentação do crânio.
Eles são preenchidos com ar, mas quando estão bloqueados e cheios de líquidos (o que ocorre por algum processo inflamatório da mucosa do nasal, quadro alérgico ou qualquer outro processo que dificulte a drenagem de secreção dos seios da face), se tornam um ambiente propício para que germes, bactérias, vírus e fungos cresçam e causem a infecção.
É uma doença que ocorre com frequência e pode ser classificada em aguda, quando rapidamente provoca sintomas, ou crônica, quando as crises vão e voltam.
Seus principais sintomas são:
- Secreção nasal amarelada;
- Congestão nasal e dificuldade em respirar pelo nariz;
- Dor, pressão e sensação de peso ao redor dos olhos, testa e boca;
Podem aparecer mais alguns sintomas também:
- Dores nos dentes superiores;
- Tosse;
- Dor de garganta e ouvidos;
- Febre
A partir desses sintomas, procure um tratamento adequado com o otorrinolaringologista. Não se automedique, só especialista poderá te ajudar com a doença e saberá te diagnosticar de forma correta, pois o diagnóstico é sempre diferencial e parte da história clínica do paciente.
CMO – Centro Médico e Odontológico
Fontes: Dr. Drauzio Varella e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial



Comentários