PSICOTERAPIA
Podemos dizer, inicialmente, que psicoterapia é um método de tratamento, cujo processo está implicado numa relação interpessoal: o psicoterapeuta e a(s) pessoa(s) que busca ajuda para pensar suas questões emocionais, afim de encontrar formas mais produtivas de lidar com tais demandas.
A psicoterapia pode ser individual ou em grupo; crianças, adolescentes, adultos podem usufruir dela. Pessoas que visam aprimorar o autoconhecimento, que desejam lidar melhor com as mudanças inerentes a vida ou estão sofrendo de algum transtorno psíquico se beneficiam ao experimentá-la. Muitas famílias e casais buscam ajuda na psicoterapia para resolver seus conflitos e melhorar a qualidade das suas relações.
Existe uma diversidade de abordagens teóricas em Psicologia, como a psicanalítica, a comportamental, entre outras. São elas que vão fundamentar a forma de trabalho do psicólogo na psicoterapia. E cada qual, com suas características específicas, pode ser efetiva. Importante observar ainda, que cada profissional tem o seu próprio jeito, um estilo em executar o seu trabalho.
Mesmo com múltiplas modalidades de psicoterapia, um aspecto comum a todas é o estabelecimento de uma relação de confiança entre o psicoterapeuta e a pessoa que busca auxílio. Um contexto que transmita confiança torna-se fundamental para o progresso do processo psicoterápico; sendo importante ela sentir que o psicólogo está ali para escutá-la, ajudá-la, sem julgá-la, reservando sigilosamente o que na presença dele foi revelado.
Enfim, a psicoterapia pode ser considerada uma atividade de mutua colaboração entre psicoterapeuta e paciente/cliente. E desta relação mudanças de vida podem ser geradas.
Keila Jerusa da Silva
CRP 19363
Psicóloga do CMO



Comentários