Alimentos Auxiliam no Bronzeado

Alimentos Auxiliam no Bronzeado

É importante saber como a luz solar age na pele.
A intensa exposição ao sol ativa mecanismos de defesa do corpo. Um deles é aquele tom vermelho e ardido. Outro é o aumento da produção de melanina – substância produzida por células chamadas melanócitos, que confere a nossa cor natural – para que o pigmento absorva a radiação nociva e impeça de atingir as camadas mais profundas. É aí que surge o bronzeado!
Independentemente do seu tipo de pele, é importante deixá-la preparada para absorver o sol e tirar o melhor proveito dele (sem queimaduras).
A alimentação auxilia e muito no bronzeado, influenciando no tom da sua pele. Alguns alimentos aceleram o processo porque contêm betacaroteno que é a substância que contribui para a produção de melanina.
Os principais alimentos que contêm essa substância são: cenoura, mamão, laranja, manga, damasco, batata-doce e abóbora.

O ideal é consumir esses alimentos todos os dias e alternado nas principais refeições, para conseguir resultados expressivos na pele é necessário ingerir de três a quatro porções desses alimentos por dia ou reuni-los num suco.

Além do bronzeado, o betacaroteno ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a descamação, e não só está presente em frutas e legumes de coloração amarela/alaranjada, mas em folhas verde-escuras também.
LEMBRANDO que os alimentos são aliados do bronze, mas JAMAIS devem dispensar o uso do protetor solar, que para ser seguro deve ser no MÍNIMO  de FPS 30, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: Revista Pense Leve e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CMO – Centro Médico e Odontológico

2019-01-11T16:53:09+00:00