Hipertensão e a Alimentação

Hipertensão e a Alimentação

Hipertensão arterial pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, sedentarismo, excesso de peso, alcoolismo, estresse e fumo.

Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sanguíneos e da musculatura do coração.

O consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados e sal, além do sedentarismo são práticas que podem favorecer o surgimento da hipertensão arterial, e muitas vezes precocemente. Por isso importante ressaltar que uma alimentação equilibrada, correta em nutrientes e combinada com atividade física pode evitar ou retardar o aparecimento da Hipertensão.

O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão! Devemos ficar atentos ao equilíbrio de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação para que tenhamos melhores resultados.

Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos

Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora o tônus muscular (encontrado em leite e derivados, sardinhas e hortaliças verdes escuras)

Potássio: auxilia na excreção de sódio (feijão preto, espinafre, banana)

Magnésio: mantém o efeito vasodilatador (oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas; feijão, ervilha, lentilha, cereais integrais)

Fibras solúveis: podem diminuir a absorção de gorduras e diminuem a síntese de colesterol hepático (fígado). Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa nos vasos sanguíneos ( verduras, legumes e frutas)

Fibras insolúveis: Contribuem para saciedade, limitando o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino (cereais integrais como arroz, aveia)

A junção de todos esses nutrientes é algo fácil de conseguir no nosso dia-a-dia, pois estão presentes em alimentos usuais na alimentação diária.

O atendimento nutricional visa identificar hábitos alimentares inadequados e incorporar hábitos saudáveis permanentes.   Consulte uma nutricionista para elaborar um plano alimentar específico para as suas necessidades, em qualquer estágio do tratamento, associado ou não ao uso de medicamentos.

 

Dra Vaniza Nascimento Flores

CRN 5634

Nutricionista do CMO – Centro Médico e Odontológico

2019-04-30T07:37:00+00:00