Gripe Influenza A (H1N1) – Previna-se

Gripe Influenza A (H1N1) – Previna-se

O H1N1 ficou famoso há uma década, quando uma epidemia desse subtipo do vírus da gripe acometeu o Brasil. O vírus causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações. Ou seja, multiplica-se rapidamente no organismo e provoca mais casos graves em jovens, asmáticos e gestantes.
Os especialistas alertam, porém, que as diferenças de agressividade entre os subtipos da gripe são tênues, até porque dependem das constantes mutações que esses vírus sofrem. Em resumo, todos preocupam.
O que é diferente no H1N1
Basicamente, a estrutura do vírus, que possui algumas proteínas diferentes.
Além disso, assim como todos os membros da família, o H1N1 sofre mutações frequentes – daí a necessidade de tomar a vacina anualmente, principalmente nas campanhas nacionais. O imunizante é atualizado de acordo com as variedades que estão circulando pelo mundo.

Diagnóstico
Quando os sintomas aparecerem, procure o médico. Em determinados casos de H1N1, pode haver dificuldade para respirar ou falta de ar – um sintoma que também surge em indivíduos acometidos com outros tipos de gripe, porém somente o médico poderá avaliar os sintomas e fazer corretamente o diagnóstico.

Como prevenir

O vírus presente nessas partículas pode ficar ativo por horas em maçanetas, roupas, portas e outros objetos. Basta tocar em um deles e depois colocar a mão na boca ou nos olhos. Daí o porquê de os especialistas pedirem tanto para que as mãos sejam lavadas com frequência.

Para evitar a gripe, o ideal é se vacinar, especialmente se fizer parte dos grupos prioritários – crianças de até 6 anos incompletos, idosos, gestantes, indivíduos imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas.
Tomar as doses anuais é a principal forma de prevenção.
No mais, vale tomar medidas básicas de proteção contra doenças no geral. Além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, mantenha os ambientes arejados e tape o nariz e a boca na hora de espirrar.
Indiretamente, adotar um estilo de vida saudável ajuda, porque reforça as defesas naturais do corpo. Durma bem, faça exercício e coma de maneira equilibrada.

 

 

Fonte: Revista Saúde

2019-05-27T23:59:39+00:00